Acrylic on aluminum panels
Lisboa
2006
A propósito da minha obra intitulada “Quatro estações” encomendada pelo Hospital São Francisco Xavier, para a sala de entrada do referido hospital.
Para responder a esta proposta da Administração do Hospital São Francisco Xavier, realizei um conjunto de quatro grupos de estruturas de alumínio, pintadas a acrílico, que intitulei “Quatro estações”.
Um primeiro grupo, junto à porta de entrada anuncia ou outros três. O espaço de separação destes últimos foi reduzido para que o olhar de quem passa tenha a sensação de continuidade, de um conjunto de imagens que se sucedem ao longo do extenso corredor que delimita a parede de localização das minhas pinturas.
A ideia de “Quatro estações” surgiu na vontade de evocar o desenrolar de uma vida, uma vida que vai ser vivida pelas crianças que neste hospital vêm à luz. Explicita-se esta intenção na sucessão de cores diversas muito contrastantes e variadas, que se vão associando ou opondo entre si. São “Quatro estações” especiais pois cada conjunto tenta evidenciar múltiplos sentimentos e sensações não se reduzindo à fácil identificação das estações do ano versus estações da vida.
Ao longo do corredor a sucessão das diferentes superfícies pintadas, ondulando na parede, revelam assim um elogio à vida.
A inclusão de obras de arte num hospital é tema amplamente discutido e aceite há alguns anos no que se denomina de “healing medicine”. Penso que estas minhas obras funcionarão amplamente a esse nível, mantendo no entanto a sua autonomia de obra única, com múltiplos sentidos e interpretações, justificando-se assim a sua inclusão num espaço público.
Pedro Calapez