Cast bronze, main doors and side pannels at the Santíssima Trindade church
Fátima
2007
1) Painéis em bronze para colocar nas paredes laterais às portas principais, representando uma evocação dos Mistérios do Rosário
Através de um grafismo simples, linhas recortadas serão executadas em traço largo e em desenhos de grande escala. A espessura do traço deverá ser conveniente com as intenções de visibilidade, pois se pretende que sejam reconhecidos a diferentes distâncias.
Estes desenhos fazem referência a artistas que na História da Arte se debruçaram sobre estes temas e aos quais fui retirar inspiração ou mesmo referências concretas a determinadas pinturas ou desenhos. Artistas incontornáveis da arte universal, como Fra Angélico, Giotto, Simone Martini, Masaccio, Mantegna e outros são por mim homenageados desta forma.
O desenho dos painéis, recortado na chapa em bronze fundido, surgirá pelo contraste com o fundo, isto é, com o material que constituir a parede onde se suspendem os painéis.
O tratamento da superfície dos referidos painéis terá tonalidades resultantes das suas características físicas e uma ligeira textura.
2) portas, apresentando um desenho alusivo á Santíssima Trindade.
Os painéis que revestirão as portas, também realizados em fundição em bronze, apresentarão um desenho em baixo relevo, texturado nas zonas cavadas e liso ou levemente texturado á superfície. Foi escolhido representar um céu pleno de nuvens. Numa abertura dessas nuvens surge uma pomba, símbolo evocativo da Santíssima Trindade.
Os temas dos Mistérios do Rosário são claros: 20 situações reflectem a vida de Jesus e de Nossa Senhora em momentos de extremo significado simbólico na Liturgia Católica.
Utilizando os métodos de trabalho atrás referidos transformei cada desenho num sistema de representação muito gráfico e sintético. Pretendi deste modo enfatizar detalhes que induzissem o resto do tema, mostrando, por exemplo, a parte dum corpo em vez da sua totalidade. A utilização de linhas simples e concisas complementam o objectivo anunciado, propondo ao olhar de cada um que decifre o que se está a ver e complete a história a partir dos seus detalhes.
No caso das portas escolhi um pormenor dum céu, numa gravura de Ticiano, que reformulei, desenvolvendo-o e duplicando-o em simetria, criando um envolvimento global de frondosas nuvens. Numa abertura aparece uma pomba, símbolo da Santíssima Trindade, colocada numa posição central, dominando a intemporalidade evocada
Pedro Calapez